Ciência de Dados aplicada à Redes de Colaborativas da Comunidade Saúde da RNP | Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde

Acesse a Plataforma

Ciência de Dados aplicada à Redes de Colaborativas da Comunidade Saúde da RNP

Descrição: 

A equipe de especialistas da Diretoria de Relacionamento Institucional para Comunidade Saúde realiza estudos prospectivos e de impacto das Redes de Colaboração da Comunidade - RCC em Saúde, no Estabelecimentos de Saúde com Ensino, seus profissionais e sobre o Sistema ùnico de Saúde, incluíndo a Saúde Suplementar, em função de três ativos: Unidades,RCC, Grupos de Interesse Especias - SIG, e Governança da Colaboração (comunicação, cooperação e coordenação - 3Cs).
Uma das primeiras RCCs é a RUTE. A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE ® - http://rute.rnp.br ) é um programa coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com os resultados alcançados, a iniciativa é considerada uma das maiores do gênero no mundo: atualmente, a rede abrange cerca de 150 hospitais universitários e de ensino e contempla mais de 130 unidades de telemedicina e telessaúde, inaugurados e em plena operação, localizados em todos as 27 unidades federativas do Brasil. São cerca de 60 grupos de interesse especial  - SIG em várias especialidades e sub-especialidades da saúde, em plena operação, com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no portal. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de cerca de 300 instituições, inclusive da América Latina.  A RUTE está integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e promover a teleassistência e a tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) , facilitando o acesso e o treinamento de profissionais da saúde. As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP. 

 

Objetivos com a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS):

Operacionalizar o desenvolvimento de modelos e estratégias empíricas de apoio à consolidação e ampliação das RCC em saúde voltadas ao fortalecimento da transformação digital da saúde. A pesquisa está relacionada à realização de estudos aplicados e desenvolvimento vinculados a Saúde Digital, nos Estabelecimentos de Saúde com Ensino e Pesquisa, por meio de estratégias sofisticadas de análise e avaliação de grandes quantidades de dados.

No âmbito da formação, implementação e avaliação de estratégias do Sistema RNP não é difícil imaginar as possibilidades da abordagem de Ciência de Dados para monitoramento do desempenho de projetos e programas,  e seleção de agenda para formulação de políticas públicas por meio de análise de redes colaborativas, são alguns exemplos.

 


Equipe:

Luiz Ary Messina - Gerente de Relacionamento Saúde
Paulo Lopes - Especialista em Comunidade Saúde
Max Moraes - Analista de Relacionamento Saúde

 

Data de vigência do projeto: 
sexta-feira, 31 Maio, 2019