Ciência de Dados aplicada à Ouvidoria-Geral do SUS - OuvSUS | Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde

Acesse a Plataforma

PCDaS em manutenção

Ciência de Dados aplicada à Ouvidoria-Geral do SUS - OuvSUS

Descrição: 

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde é vinculada a Diretoria de Integridade do Ministério da Saúde (DINTEG-MS) e recebe as manifestações dos cidadãos (reclamações, denúncias, elogios, críticas, sugestões etc.) a respeito dos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. A Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS) tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

 

Além da execução das atividades habituais, algumas competências diferenciam a Ouvidoria-Geral do SUS das ouvidorias clássicas. A primeira delas está na disseminação de informações sobre temas de saúde pública. Essa iniciativa é fundamental pois apresenta aos cidadãos as políticas públicas disponíveis e os trâmites para que sejam acessadas por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). A Ouvidoria-Geral do SUS concentra praticamente toda a disseminação de informações no Disque Saúde 136, por meio de atendimento humano e eletrônico. A segunda competência diferenciada da OuvSUS é a sua capacidade de viabilizar e coordenar a realização de estudos e pesquisas para subsidiar a formulação de políticas de gestão do SUS vinculada ao Sistema de Pesquisa da Ouvidoria do SUS (SPO).

 

Através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Ageu Magalhães (IAM /Fiocruz-PE) e a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, este projeto visa enriquecer o conhecimento e subsidiar a tomada de decisões com base nos dados disponibilizados pela Ouvidoria-Geral do SUS.

 

Objetivos do Projeto com a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict):

Aplicação de métodos de ciência de dados para coleta, processamento, armazenamento, gestão, análise, visualização e disseminação de grandes quantidades de dados sobre serviços prestados pelo SUS, por meio de cruzamento de dados próprios e bancos de dados de interesse da Ouvidoria-Geral do SUS, visando, divulgar informações, dados e indicadores de serviços prestados pelo SUS.

 

Equipe:

Domício Aurélio de Sá (IAM)

Garibaldi Dantas Gurgel Junior (IAM)

Idê Gurgel (IAM)

Michelle Fernandez (IAM)

Rafael da Silveira Moreira (IAM)

Pesquisadores e técnicos da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict)